DEBORA BERGAMINI MOREIRA DA SILVA

Produção e Pesquisa

Sobre mim

Formada em História pela Universidade de Sorocaba (2007) e pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC-Rio (2013).

Iniciou seu trabalho na área da Cultura em 2011,  quando foi contratada pela Ong. Agenda Pública para lecionar as disciplinas Arte e Cultura e Museologia no Projeto Escola Cidade Sustentável, financiado pela Petrobrás para a formação de jovens das cidades de Santos e Cubatão.

No final do mesmo ano assumiu o cargo de Coordenadora de Patrimônio na prefeitura de Votorantim-SP. Na ocasião, além de trabalhar na reorganização do Museu Histórico Municipal,  desenvolveu o Projeto “Derrubando Paredes, Construindo Museus”, que teve como objetivo registrar e divulgar o patrimônio imaterial da cidade. Durante o período em que esteve na prefeitura de Votorantim também integrou o grupo de Núcleo Produção Audiovisual da cidade, onde colaborou na organização do Festival de Cinema de Votorantim (Cinefest) e produziu um documentário sobre os moradores do Bairro da Chave, antigo vila industrial da cidade.

Em 2013 assumiu o cargo de Diretora de Cultura na cidade e Araçoiaba da Serra-SP, onde  trabalhou no resgate do carnaval de rua, com o tradicional desfile de blocos, além de fundar a Escola Livre de Cultura e Criações, projeto de formação cultural que atendia mais de mil alunos em cursos diversos na área da arte e da cultura.

Ainda em 2013 foi eleita como uma das representantes do estado de São Paulo para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, sendo eleita novamente em 2014 como representante da região de Sorocaba para compor o grupo responsável pela elaboração do Plano Estadual de Cultura.

Em 2014 foi convidada pela então deputada federal Iara Bernardi para realizar um trabalho de desenvolvimento dos Sistemas Municipais de Cultura na região de Sorocaba, oportunidade em que organizou o 1º Encontro de Cultura da Região Metropolitana de Sorocaba e participou de diversas reuniões e conferências de cultura da região. Ainda nesse ano trabalhou como produtora executiva na organização da 16ª Convenção Brasileira de Malabarismo, Circo e Palhaço, evento tradicional que reúne artistas de circo de diversos lugares do mundo.

Entre os anos de 2014 e 2016 foi membro do grupo Rasgada Coletiva, organização de músicos e produtores que trabalha na área da produção musical independente. Ao longo do período em que fez parte do coletivo colaborou na organização de Festivais de Música, como o Abaporu, e em dezenas de edições do evento Carne de Segunda, além de contribuir em algumas produções teatrais em de grupos da região de Sorocaba.

No ano de 2015 passou a integrar dois grupos  de estudos da Universidade Federal de São Carlos, participação que culminou na escrita de artigos científicos apresentados em eventos nacionais e internacionais. Em 2016 ingressou  no curso de Mestrado em Educação, na linha Teoria e Fundamentos da Educação, onde desenvolveu pesquisa sobre a relação entre Cultura e Educação e o conceito de Movimento Social de Cultura.

Em 2017 fez uma breve passagem pela Secretaria de Cultura da cidade de Sorocaba, onde como ocupante do cargo de Diretora de Cultura foi responsável pelas articulação entre secretaria de cultura e movimento cultural  para a elaboração do Plano Plurianual do orçamento municipal da pasta da cultura  do município.

Desde 2018 é professora da rede pública de Ilhabela-SP, onde leciona a disciplina Arte e Cultura, com foco no ensino de teatro e audiovisual. Além de sua atuação na área da educação, é membro fundadora do Fórum Popular de Cultura da cidade, organização social com foco do desenvolvimento das políticas públicas do município.

Em 2019, o Fórum Popular foi o responsável pela organização do 1º Encontro de Cultura de Ilhabela, além de colaborar na elaboração de instrumentos legislativos para a área da cultura.

Em março de 2020 forma-se no curso de Pedagogia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)  e, atualmente, cursa Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e segue desenvolvendo pesquisas na área da Cultura e da Educação.

Além das experiências citadas, também desenvolveu formação para professores, participou de diversas atividades como palestrante e trabalhou na organização de outros eventos culturais e acadêmicos não descritos anteriormente.

Video

Educação

Gestora/Produtora Cultural e Pesquisadora da Área da Cultura

2010

Portfolio