Gustavo Guerra
Sobre mim
Gustavo Garcia Guerra, paulistano, 33 anos, conhecido artisticamente como Gustavo Guerra, Ator, Desenhista de Luz e Técnico de Som.
Cursou Comunicação das Artes do Corpo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com ênfase nas disciplinas de Teatro e Performance. Formado, em 2011, pelo curso técnico profissionalizante de atores, na instituição Teatro Escola Macunaíma. Em 2012, formou-se no curso de Iluminação Cênica pela instituição SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, coordenado por Guilherme Bonfanti – Ligth Designer do Teatro da Vertigem. Desde 2021, tornou-se graduando no curso de Pedagogia, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP. Como ator, realizou a montagem dos espetáculos: Aleph, livre adaptação dos contos de Jorge Luis Borges, com direção de Adriano Cypriano; As Horas, baseado no livro de Michael Cunningham, com direção de Renata Hallada; O Sonho, de Auguste Strindber, com direção de Carol Costa; Alice, de Lewis Carroll, com direção de Lineu Constantino; O Tempo (Percussão Corporal), criação e direção de Pedro Consorte e orientação de Francisco Medeiros, na abertura da 7ª Semana de Comunicação das Artes do Corpo em 2010; Comunicação Sem Sinal, curta metragem produzido por alunos do 1º ano de rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero à disciplina de Mídias Eletrônicas (Vencedor do prêmio “Maísa Novos Sentidos – 2009”); A Ilusão Cômica, de Pierre Corneille, com direção de Zédú Neves; O Santo Inquérito, de Dias Gomes, com direção de Adriano Cypriano; Em Algum Lugar da Mancha, de Miguel de Cervantes, com direção de Lúcia de Léllis. Como ator pesquisador integrou, em 2010, o grupo de pesquisa da diretora e mestra Renata Kamla, concluído em Dezembro de 2012, no CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da Escola de Comunicações e Artes ECA-USP. Trabalho este, que originou o livro “Um Olhar Através de… Máscaras: Uma Possibilidade Pedagógica”, publicado no ano de 2014, pela editora Perspectiva.
Tem cursos correlatos em Commedia Dell’Arte ministrado por Márcio Mello; Produção Cultural ministrado por Mônica Granndo e Luis Monteiro; Butho (Teatro/Dança Japonês) ministrado por João Butho; Mímica Total ministrado por Luis Louis e Construção do Clown ministrado por Suzana Aragão. Como Light Designer, concebeu projetos de Iluminação Cênica das montagens: A Farsa para o Riso, com direção de Fabiano Muniz, Jefferson Ramos e Márcio Baptista; Lua Negra com direção de Fabiano Muniz e Pablo Calazans; Performatividade, com direção de Jefferson Ramos e Bruno Carboni; Poesia sobre o peso, um peça de dança de Daniela Alvares Beskov em parceria com Gustavo Guerra, no projeto primeiros passo do SESC Pompéia; A Flauta Mágica com direção de Daniel Martins e a Orquestra Sinfônica da Faculdade Metodista de São Bernardo do Campo. Concebeu os projetos de iluminação e foi o responsável técnico, no período de 2010 – 2014 para a T.F.Style Cia. de Dança, nos espetáculos: Deserto de Ilusões, Encontros e Desencontro, Tempo, ANTI e BECO, sob direção geral de Igor Gasparini. Circuitou pela rede SESC nos projetos FNDE, Circuito Cultural Paulista, ABC Dança, Virada Cultural de São Paulo, Circuito SESC de Artes, dentre outros. Na Cia. Voz da Terra (São Thomé das Letras – MG), sob direção de IARA FORTUNA, concebeu os projetos de Iluminação Cênica, nos espetáculos: Shakespeare Sobe a Montanha (2015) e Tiradentes (2019).
A partir de 2015, ingressa na FUNDACI – Fundação Artes e Cultura de Ilhabela, como servidor efetivo estatutário, na função de Técnico em Iluminação e Sonoplastia, tornando-se responsável técnico pelas produções artísticas produzidas pela instituição. Durante o último trimestre de 2021, toma posse como Secretário Executivo da FUNDACI, compondo a diretoria executiva da instituição. Ainda em 2021, foi comtemplado com projeto denominado: “Olho Luz”, no edital 039/2021 – ProAc Expresso Direto, encontrando-se, até o momento, em sua fase de produção executiva.
Educação
Ator
Como ator, realizou a montagem dos espetáculos: Aleph, livre adaptação dos contos de Jorge Luis Borges, com direção de Adriano Cypriano; As Horas, baseado no livro de Michael Cunningham, com direção de Renata Hallada; O Sonho, de Auguste Strindber, com direção de Carol Costa; Alice, de Lewis Carroll, com direção de Lineu Constantino; O Tempo (Percussão Corporal), criação e direção de Pedro Consorte e orientação de Francisco Medeiros, na abertura da 7ª Semana de Comunicação das Artes do Corpo em 2010; Comunicação Sem Sinal, curta metragem produzido por alunos do 1º ano de rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero à disciplina de Mídias Eletrônicas (Vencedor do prêmio "Maísa Novos Sentidos – 2009"); A Ilusão Cômica, de Pierre Corneille, com direção de Zédú Neves; O Santo Inquérito, de Dias Gomes, com direção de Adriano Cypriano; Em Algum Lugar da Mancha, de Miguel de Cervantes, com direção de Lúcia de Léllis.
Ator Pesquisador
Como ator pesquisador integrou, em 2010, o grupo de pesquisa da diretora e mestra Renata Kamla, concluído em Dezembro de 2012, no CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da Escola de Comunicações e Artes ECA-USP. Trabalho este, que originou o livro “Um Olhar Através de… Máscaras: Uma Possibilidade Pedagógica”, publicado no ano de 2014, pela editora Perspectiva.
Light Designer
Como Light Designer, concebeu projetos de Iluminação Cênica das montagens: A Farsa para o Riso, com direção de Fabiano Muniz, Jefferson Ramos e Márcio Baptista; Lua Negra com direção de Fabiano Muniz e Pablo Calazans; Performatividade, com direção de Jefferson Ramos e Bruno Carboni; Poesia sobre o peso, um peça de dança de Daniela Alvares Beskov em parceria com Gustavo Guerra, no projeto primeiros passo do SESC Pompéia; A Flauta Mágica com direção de Daniel Martins e a Orquestra Sinfônica da Faculdade Metodista de São Bernardo do Campo. Concebeu os projetos de iluminação e foi o responsável técnico, no período de 2010 – 2014 para a T.F.Style Cia. de Dança, nos espetáculos: Deserto de Ilusões, Encontros e Desencontro, Tempo, ANTI e BECO, sob direção geral de Igor Gasparini. Circuitou pela rede SESC nos projetos FNDE, Circuito Cultural Paulista, ABC Dança, Virada Cultural de São Paulo, Circuito SESC de Artes, dentre outros. Na Cia. Voz da Terra (São Thomé das Letras – MG), sob direção de IARA FORTUNA, concebeu os projetos de Iluminação Cênica, nos espetáculos: Shakespeare Sobe a Montanha (2015) e Tiradentes (2019). Em 2021, foi comtemplado com projeto denominado: “Olho Luz”, no edital 039/2021 – ProAc Expresso Direto, encontrando-se, até o momento, em sua fase de produção executiva.
Técnico em Iluminação e Sonoplastia
A partir de 2015, ingressa na FUNDACI – Fundação Artes e Cultura de Ilhabela, como servidor efetivo estatutário, na função de Técnico em Iluminação e Sonoplastia, tornando-se responsável técnico pelas produções artísticas produzidas pela instituição.
Gestão Pública Cultural
Durante o último trimestre de 2021, toma posse como Secretário Executivo da FUNDACI, compondo a diretoria executiva da instituição.
Projetos e Experiência
Ator
São PauloEspetáculos: Aleph, livre adaptação dos contos de Jorge Luis Borges, com direção de Adriano Cypriano; As Horas, baseado no livro de Michael Cunningham, com direção de Renata Hallada; O Sonho, de Auguste Strindber, com direção de Carol Costa; Alice, de Lewis Carroll, com direção de Lineu Constantino; O Tempo (Percussão Corporal), criação e direção de Pedro Consorte e orientação de Francisco Medeiros, na abertura da 7ª Semana de Comunicação das Artes do Corpo em 2010; Comunicação Sem Sinal, curta metragem produzido por alunos do 1º ano de rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero à disciplina de Mídias Eletrônicas (Vencedor do prêmio "Maísa Novos Sentidos – 2009"); A Ilusão Cômica, de Pierre Corneille, com direção de Zédú Neves; O Santo Inquérito, de Dias Gomes, com direção de Adriano Cypriano; Em Algum Lugar da Mancha, de Miguel de Cervantes, com direção de Lúcia de Léllis.
Ator Pesquisador
São PauloComo ator pesquisador integrou, em 2010, o grupo de pesquisa da diretora e mestra Renata Kamla, concluído em Dezembro de 2012, no CEPECA – Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, da Escola de Comunicações e Artes ECA-USP. Trabalho este, que originou o livro “Um Olhar Através de… Máscaras: Uma Possibilidade Pedagógica”, publicado no ano de 2014, pela editora Perspectiva.
Light Designer
BrasilComo Light Designer, concebeu projetos de Iluminação Cênica das montagens: A Farsa para o Riso, com direção de Fabiano Muniz, Jefferson Ramos e Márcio Baptista; Lua Negra com direção de Fabiano Muniz e Pablo Calazans; Performatividade, com direção de Jefferson Ramos e Bruno Carboni; Poesia sobre o peso, um peça de dança de Daniela Alvares Beskov em parceria com Gustavo Guerra, no projeto primeiros passo do SESC Pompéia; A Flauta Mágica com direção de Daniel Martins e a Orquestra Sinfônica da Faculdade Metodista de São Bernardo do Campo. Concebeu os projetos de iluminação e foi o responsável técnico, no período de 2010 – 2014 para a T.F.Style Cia. de Dança, nos espetáculos: Deserto de Ilusões, Encontros e Desencontro, Tempo, ANTI e BECO, sob direção geral de Igor Gasparini. Circuitou pela rede SESC nos projetos FNDE, Circuito Cultural Paulista, ABC Dança, Virada Cultural de São Paulo, Circuito SESC de Artes, dentre outros. Na Cia. Voz da Terra (São Thomé das Letras – MG), sob direção de IARA FORTUNA, concebeu os projetos de Iluminação Cênica, nos espetáculos: Shakespeare Sobe a Montanha (2015) e Tiradentes (2019). Em 2021, foi comtemplado com projeto denominado: “Olho Luz”, no edital 039/2021 – ProAc Expresso Direto, encontrando-se, até o momento, em sua fase de produção executiva.
Técnico em Iluminação e Sonoplastia
IlhabelaA partir de 2015, ingressa na FUNDACI – Fundação Artes e Cultura de Ilhabela, como servidor efetivo estatutário, na função de Técnico em Iluminação e Sonoplastia, tornando-se responsável técnico pelas produções artísticas produzidas pela instituição.
Gestão Pública Cultural
IlhabelaDurante o último trimestre de 2021, toma posse como Secretário Executivo da FUNDACI, compondo a diretoria executiva da instituição.