Silvana Beraldo Massera
Sobre mim
Moro em Ilhabela desde 2009. Sou escritora, tenho dois livros infantis publicados, participei de duas antologias de poesia e ilustrei e editei vários livros. Trabalho com encadernação, papel reciclado, papietagem, origami, papel machê como artesã e ministrando oficinas. Fabrico papel artesanal de bananeira. Aqui na cidade já participei do concurso de poesia, já expus na Fundaci desenhos e poemas de minha autoria e já participei da exposição Waldemar Belizario. Ministrei oficinas nas Feiras literarias, nas Bibliotecas e no CRAS. Recentemente apresentei um projeto de Livro em PDF que foi selecionado para a Mostra de Arte online.
Educação
Licenciatura em Artes Visuais (em fase de conclusão)
Estou cursando Artes Visuais – Licenciatura EAD na UNINTER
Encadernadora
Fiz um curso particular de encadernação tradicional (francesa) e desde então desenvolvo pesquisas e aprimoro técnicas de encadernação. Além da francesa faço encadernações: com custura aparente (diversos modelos), copta, accordion, piano, flag, origami (sem costura, diversas técnicas), túnel, japonesa, caterpillar, buttonhole, belga secreta entre outras.
Papel Artesanal de Fibras Vegetais - Papel do Quintal
Fiz a formação em confecção de papel de fibras vegetais através da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhabela e ministrei diversas oficinas na cidade a pedido da mesma secretaria.
Projetos e Experiência
Editora em Mão de Veludo edições Artesanais
Olinda PECriei a editora Mão de Veludo junto ao poeta França em Olinda, que fazia publicações de livros, cadernos, cartões artesanais, eventos poeticos e foi um marco na cidade de Olinda enquanto existiu.
Oficineira pelo CRAS Ilhabela
Foi uma experiencia incrível fazer papel com diversos grupos sociais distintos, trabalhei com idosos, com crianças, com adultos e em várias regiões da Ilha.
Raízes Cariri
Participei da curadoria do percurso de aprendizagem livre que aconteceu em Janeiro de 2020 desde a concepção até a realização, além disso criei toda a identidade visual do projeto.
A arte de destruir livros - oficina
Fui convidada pelo curador Marcio Harum para desenvolver junto ao artista Fabio Morais uma oficina sobre Livros de Artista no Sesc Pompeia