Grupo Resistencia

Praça das Bandeiras
0 Projetos
0 Revisões
191 Visualizações

Descrição do Espaço Cultural

GRUPO RESISTÊNCIA

Formado por artesãos e artesãs alternativos e artistas de rua. Nos unimos em coletivo com o intuito de proporcionar a ocupação do espaço publico – ruas e praças, para exposição de nossas artes. Somos artistas e trabalhadores da cultura, que carecem de atenção das gestões públicas e encontramos dificuldades e até impecilios para expor com liberdade, e desfrutar de um direito instituído no artigo 5º  – “ IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;” da Cosntituição Federal. A falta de leis especificas e ainda, estar inserido na lei orgânica da cidade como ambulantes, colocam entraves e burocracias que não valorizam o artesanato nem o artesão e artesã. A burocratização do espaço publico tende a limitar e até impedir o acesso aos lugares propícios a se ter feiras de artesanatos, deixando o artista marginalizado.

Afim de superar essas contradições e a falta de politicas publicas ao setor, esse grupo se uniu para ser a resistência! E seguir sobrevivendo!

Entendemos que a feira tem seu caráter coletivo e cultural. Portanto, estarmos juntos garante o acesso aos artesãos e artistas de rua ao espaço público, palco por excelência, e  a diversidade ao integrar diferentes técnicas e saberes, assim como a formação de público e acesso à população e turistas as artes milenares.

Estamos ocupando a vila desde 2015, nos colocando em resistência e debatendo com as gestões publicas a cada vez que nos querem retirar desse local. Encontramos gestão sem diálogo e com muitas proibições, mas tivemos outras que nos deram autorização por escrito. Em meio a pandemia, alguns de nós participou da Feira Virtual do Fórum Popular, (ver link ³), chamamos reuniões primeiramente virtual e depois presenciais junto a outro movimento social existente na cidade, o Fórum Popular de Cultura e a gestão cultural para que pudéssemos voltar a trabalhar e sobreviver, e atual gestão nos deu a devida atenção, com um decreto e autorizando estarmos em vários espaços e ainda disponibilizando tendas e luz.  (veja em links¹ )

Agora temos por meta conseguir o encaminhamento e aprovação da lei do artista de rua e decreto que a regulamente, já construímos ano passado uma proposta dessa lei e do decreto, com reuniões com artesãos e artesãs, junto ao fórum popular e a sociedade civil, inclusive um encontro de cultura foi promovido com o tema de arte de rua e debatido esse tema(ver link ²). Assim como retirar o artesão como ambulante da lei municipal. E com isso conquistarmos lugares fixos para as feiras, para o nosso Grupo Resistência e tantos outros artesãos, artesãs e trabalhadores manuais da cidade.

Participantes: Alex James Tomaz Forato ,Indiara lua di giorgi lima, Tamara Patricia Soledad Soto Gonzalez, André Alves dos Santos
Diana Teixeira Miguel, Adriano Vieira Rolim, Kelly cristina paschini , Roseli Pimentel dos santos, Jorge amaro vieira das neves junior, Rodrigo lopes peres , Mateus kardec posso Domingues machado, Lauriane Barros De Oliveira , Fabiano Aparecido Rodrigues Teixeira , Matheus Santiago Santana , Yuri Pini Monteiro , Nádia Maria Alves, David dos Santos Miguel , Ana Lis Di Giorgi, Vanessa Ferreira de Abreu, Bianca de Cássia Alves Warlez , Márcia Cristina Pessôa Lopes , Marcos Rodrigo Consani Camargo , Cristiano Assis Chagas de Carvalho , Pricila Corrêa , Marcelo Cardoso Franco de Moraes , Naiara Novazzi de Lima.

 

Membros da Equipe

Alex James Forato

Representante , Comissão do Artesanato e Coordenação
Experiência:01/01/2015

Indiara lua di Giorgi lima

Seja o primeiro a avaliar “Grupo Resistencia”

Sua classificação para esta lista